Qual o tratamento para a menopausa precoce?
Somente uma médica especializada pode orientar quanto ao tratamento mais adequado para sua paciente, levando-se em conta suas particularidades (idade, condições de saúde, contexto de vida), sintomas, etc.
Boa parte dos casos é tratada com a reposição hormonal do estrogênio (testosterona e estradiol), que ameniza os sintomas da menopausa. Porém, nem todas terão indicação da terapia de reposição hormonal (indicada quando os benefícios superam os riscos para a paciente em questão). Sendo assim, o tratamento atua no alívio dos sintomas relacionados para garantir uma boa qualidade de vida à mulher.
Outro tratamento com resultado excelente é o Laser de CO2 vaginal.
É indicado para as mulheres com menopausa precoce que desejam restaurar a aparência e função fisiológica de seus órgãos genitais, especialmente mulheres que sofrem com atrofia vaginal, perda de tônus, falta de lubrificado e dor no sexo e incontinência urinária leve ou aquelas não podem receber terapia de reposição hormonal. O tratamento também poder ser indicado para mulheres no período pós-parto e após a perda de peso (bariátrica).
Mudar hábitos é uma forma de atuar na prevenção de problemas mais graves e no alívio dos sintomas. Portanto, uma alimentação equilibrada (com uma dieta rica em frutas, verduras, vitaminas, como a D, e ômega 3), realização de atividade física e manutenção de peso, além de parar de fumar, quando tabagista, são passos de extrema importância para a saúde da mulher.