urgencia urinaria
Urgência miccional: a vontade súbita e inadiável de urinar

INCONTINÊNCIA DE URGÊNCIA

Urgência urinária

Você já ouviu falar em urgência miccional?

A incontinência urinária de urgência é um problema de saúde comum que afeta mulheres de todas idades, especialmente aquelas em transição menopausal e climatério. É caracterizada pela incapacidade de controlar a micção e pode causar constrangimento e desconforto para aquelas que sofrem dela.

Trata-se de uma vontade muito intensa de urinar que faz com que se tenha que procurar o banheiro naquele instante, muitas vezes com perda de urina. A urgência miccional pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave, como infecção do trato urinário ou disfunções do assoalho pélvico.

Sintomas Incontinência de Urgência

Os sintomas da incontinência urinária de urgência incluem a necessidade súbita e descontrolada de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia. Além disso, algumas pessoas podem sentir uma sensação de formigamento ou queimação ao urinar, bem como vazamento involuntário de urina, especialmente à noite.

Já a frequência não caracteriza urgência, a vontade de urinar com muita frequência e em pequenas quantidades é conhecida como polaciúria.

Causas da Urgência Miccional

Existem várias causas possíveis da urgência miccional, incluindo:

• Infecção do trato urinário: quando a urgência miccional é um sintoma agudo e recente, devemos considerar o diagnóstico de infecção urinária. Isso ocorre porque a infecção irrita a bexiga, fazendo com que ela se contraia mais frequentemente do que o normal.
  • Atrofia vulvo-vaginal: a atrofia das mucosas vaginais é um dos principais sintomas do climatério e compromete fortemente a qualidade de vida das pessoas com útero e vagina. A atrofia intensifica os sintomas de urgência e incontinência urinária.
  • Síndrome da bexiga hiperativa: é uma doença cujos principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional e urge-incontinência. Isso ocorre quando a bexiga tem uma sensibilidade maior do que o que é considerado normal.
  • Síndrome da bexiga dolorosa: é uma doença crônica, cujo diagnóstico é de exclusão, que pode se manifestar com dor pélvica, dor para urinar e, em alguns casos, com sintomas de urgência miccional.
  • Disfunções do assoalho pélvico: episódios de urgência podem estar relacionados com incoordenações da musculatura do assoalho pélvico.
  • Prolapso genital: o prolapso da parede vaginal anterior pode causar sintomas de urgência devido ao deslocamento do colo vesical e retração dos ligamentos pélvicos.
  • Outras causas incluem problemas neurológicos, como a doença de Parkinson, esclerose múltipla ou acidente vascular cerebral, além de efeitos colaterais de medicamentos.

Como diagnosticar?

Para fazer o diagnóstico da urgência miccional é necessário a avaliação de uma profissional especializada com uma boa conversa e exame físico adequado. Eventualmente, podem ser solicitados exames subsidiários.

Tratamentos para Urgência Urinária

Existem vários tratamentos disponíveis para a incontinência urinária de urgência, dependendo da causa subjacente da condição. Uma das primeiras etapas pode ser o treinamento da bexiga, que envolve a programação de horários para urinar e a tentativa de adiar a micção, a fim de aumentar a capacidade da bexiga e reduzir a frequência de micção.

Além disso, fisioterapia pélvica e perineal podem ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e reduzir a incontinência.

Tecnologias são outras possibilidade, como:

E em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a controlar a bexiga hiperativa.

Muitas vezes é necessário a associação de várias modalidades de tratamento. Se você está sofrendo com a urgência miccional, agende uma consulta com uma ginecologista e melhore sua qualidade de vida!

Conclusão
A urgência miccional é uma condição comum que pode afetar qualquer pessoa. Embora possa ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave, na maioria dos casos, não é uma condição grave em si. Há vários tratamentos disponíveis para a urgência miccional, incluindo medicamentos e o laser citado acima.

Se você está experimentando sintomas de urgência miccional, é importante consultar uma ginecologista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento apropriado. Não deixe que essa condição impacte sua qualidade de vida, busque ajuda!

Tenha o cuidado que você merece!

Agende sua consulta e inicie seu tratamento! CLIQUE AQUI

Respostas de 6