Câncer de mama afeta a vida sexual?
O câncer de mama pode causar depressão, abalar a autoestima, reduzir a libido sexual, assim como interferir no relacionamento com o parceiro.
O tratamento pode causar uma diminuição nos níveis dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona, fazendo com que as mulheres percam o desejo sexual e tenham queixas como secura vaginal, desconforto e dor durante o sexo.
Hoje, podemos usar terapias de energia, como o LASER VAGINAL, para aquelas que não podem usar terapia hormonal local ou sistêmica (o estrogênio aumenta o risco de recorrência do câncer de mama) e quem sofre com a baixa produção do hormônio.
Mulheres que receberam quimioterapia ou têm histórico de câncer de mama são elegíveis para receber laser para rejuvenescimento vaginal.
Embora os tratamentos mais comuns comecem com lubrificantes e hidratantes íntimos, na maioria dos casos eles não aliviam o desconforto de forma satisfatória.
Portanto, é necessário recorrer Terapia de reposição hormonal feminina ou Laser de CO2 íntimo quando contraindicação a utilização de hormônio.
Existe vida sexual durante e depois do tratamento do câncer de mama!