Atividades esportivas e a incontinência urinária

Você Sabia que Atletas Amadoras e Profissionais Também Podem Ter Incontinência Urinária?

incontinência urinária atletas
Ao fazer o levantamento de peso perde urina. É bem comum em atletas de exercícios de alto impacto e alta carga!

A prática de atividades esportivas é importante para manter a saúde física e mental, no entanto, algumas modalidades podem causar danos à saúde se não nos atentarmos ao nosso assoalho pélvico.

A incontinência urinária é uma condição desconfortável e embaraçosa que afeta muitas mulheres, incluindo atletas amadoras e profissionais, especialmente a incontinência de esforço, que se caracteriza pela perda involuntária de urina durante atividades físicas como levantar peso, pular corda ou correr.

Por que a incontinência pode acontecer no esporte?

Os músculos do assoalho pélvico são responsáveis por sustentar nossos órgãos pélvicos e têm função importante no mecanismo de continência urinária. Quando realizamos atividades de impacto, a pressão dentro do abdome aumenta, sobrecarregando a musculatura e impedindo o fechamento da uretra, resultando em perda de urina.

Devo parar de praticar atividades físicas por causa da incontinência?

Não é necessário evitar essas atividades de impacto, mas é importante ter consciência da necessidade do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e saber como recrutá-la adequadamente durante as atividades físicas. Com essas medidas preventivas, você pode se proteger da incontinência urinária no futuro e manter sua liberdade de praticar a atividade física que desejar.

Causas da incontinência urinária em atividades esportivas

A incontinência urinária em atividades esportivas pode ser causada por vários fatores, incluindo:

Prevenção e tratamento da incontinência urinária em atividades esportivas

Todas essas modalidades de tratamento têm melhor resultado quando realizadas de maneira associada.
Assista "EmSella"
Assista "Incontinência Urinária"

Conclusão

A incontinência urinária é uma consequência comum de atividades esportivas de alto impacto, mas pode ser prevenida e tratada. É importante conhecer os fatores de risco e adotar medidas de prevenção.

Mantenha a Liberdade de Praticar Esportes sem Preocupacao

Se você está enfrentando problemas de incontinência urinária, consulte uma ginecologista, urologista ou uroginecologista para obter ajuda e tratamento adequados.

Não perca a chance de se manter saudável e livre da incontinência urinária. Fortaleça sua musculatura do assoalho pélvico e tenha uma vida ativa e sem restrições!

Obrigada!

Médica da Saúde da Mulher 40+

A doutora Fernanda Torras é referência no tratamento de mulheres na menopausa em São Paulo. Procedimentos e tratamentos modernos e atualizados:  Reposição Hormonal Feminina, Laser Íntimo, EmSella, Ninfoplastia, Clareamento íntimo, Bioestimuladores vaginais e Preenchedores íntimos e muito mais.

Atendimento na clínica localizada em São Paulo no bairro de Campo Belo.

Tag Post :