Incontinência urinária em Atletas
Atividades esportivas e a incontinência urinária
Você Sabia que Atletas Amadoras e Profissionais Também Podem Ter Incontinência Urinária?
A prática de atividades esportivas é importante para manter a saúde física e mental, no entanto, algumas modalidades podem causar danos à saúde se não nos atentarmos ao nosso assoalho pélvico.
A incontinência urinária é uma condição desconfortável e embaraçosa que afeta muitas mulheres, incluindo atletas amadoras e profissionais, especialmente a incontinência de esforço, que se caracteriza pela perda involuntária de urina durante atividades físicas como levantar peso, pular corda ou correr.
Por que a incontinência pode acontecer no esporte?
Os músculos do assoalho pélvico são responsáveis por sustentar nossos órgãos pélvicos e têm função importante no mecanismo de continência urinária. Quando realizamos atividades de impacto, a pressão dentro do abdome aumenta, sobrecarregando a musculatura e impedindo o fechamento da uretra, resultando em perda de urina.
Devo parar de praticar atividades físicas por causa da incontinência?
Não é necessário evitar essas atividades de impacto, mas é importante ter consciência da necessidade do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e saber como recrutá-la adequadamente durante as atividades físicas. Com essas medidas preventivas, você pode se proteger da incontinência urinária no futuro e manter sua liberdade de praticar a atividade física que desejar.
Causas da incontinência urinária em atividades esportivas
A incontinência urinária em atividades esportivas pode ser causada por vários fatores, incluindo:
- Danos aos músculos e ligamentos da região pélvica durante o impacto repetido;
- Diminuição da força dos músculos do assoalho pélvico com a idade/menopausa;
- Gravidez e parto: que podem causar danos aos músculos e ligamentos pélvicos;
- Obesidade: que aumenta a pressão sobre a região pélvica.
Tratamento incontinência
Prevenção e tratamentos da incontinência urinária em atividades esportivas
A incontinência urinária em atividades esportivas pode ser causada por vários fatores, incluindo:
- Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico com exercícios pélvicos específicos com o acompanhamento de uma fisioterapeuta especialista em assoalho pélvico;
- Redução do peso, se necessário;
- Ajuste da intensidade e frequência das atividades esportivas;
- Laser íntimo combate a incontinência urinária leve através do rejuvenescimento dos tecidos que revestem a vulva e a vagina;
- Fios de PDO íntimo > tratamento uretral e perineal;
- Tratamento médico, como fisioterapia ou medicamentos, quando necessário;
- EmSella (cadeira usa ressonância magnética eletrônica de alta frequência (HIFEM+) para fortalecer o assoalho pélvico).
Todas essas modalidades de tratamento têm melhor resultado quando realizadas de maneira associada.
Conclusão
A incontinência urinária é uma consequência comum de atividades esportivas de alto impacto, mas pode ser prevenida e tratada. É importante conhecer os fatores de risco e adotar medidas de prevenção.
Mantenha a Liberdade de Praticar Esportes sem Preocupação
Se você está enfrentando problemas de incontinência urinária, consulte uma ginecologista, urologista ou uroginecologista para obter ajuda e tratamento adequados.
Não perca a chance de se manter saudável e livre da incontinência urinária. Fortaleça sua musculatura do assoalho pélvico e tenha uma vida ativa e sem restrições!
Obrigada!
Médica da Saúde da Mulher 40+
A doutora Fernanda Torras é referência no tratamento de mulheres na menopausa em São Paulo. Procedimentos e tratamentos modernos e atualizados: Reposição Hormonal Feminina, Laser Íntimo, EmSella, Ninfoplastia, Clareamento íntimo, Bioestimuladores vaginais e Preenchedores íntimos e muito mais.
Atendimento na clínica localizada em São Paulo no bairro de Campo Belo.