dia mundial da menopausa
A menopausa é repleta de mitos e tabus, levando a uma percepção distorcida da realidade.

Dia Mundial da Menopausa

Quando é o Dia Mundial da Menopausa?

No dia 18 de outubro o Dia Mundial da Menopausa é comemorado. Essa data foi estabelecida principalmente com o objetivo de alertar as mulheres sobre as principais mudanças que acontecem no seu corpo.

Além disso, também é importante que cada mulher possa passar por essa fase da vida com mais tranquilidade, sendo acompanhada por um profissional e entendendo melhor sobre o assunto.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre o tema. Confira a seguir!

O que diz a Organização Mundial da Saúde sobre a menopausa?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que mais de 1,2 milhões de mulheres vão passar dos 50 anos até o ano de 2030. Com isso, cada vez mais se torna essencial conscientizá-las sobre os efeitos que a queda de hormônios podem causar, por exemplo.

A menopausa representa o final do ciclo reprodutivo da mulher, mas não o final da vida sexual dela. O ideal é sempre estar em acompanhamento médico para conseguir entender melhor sobre essa fase.

Em todo o mundo, segundo a OMS, terá um aumento de mulheres no climatério e que vão viver depois do período da menopausa. Os sintomas dessa fase podem acabar tendo impactos negativos na qualidade de vida da mulher.

Além disso, existem diversas consequências causadas pela menopausa que podem aumentar o aparecimento de doenças como osteoporose e doenças cardíacas.

Pessoas de todo o mundo precisam estar cientes sobre a menopausa e quais os tratamentos para melhorar a qualidade de vida da mulher e prevenir problemas de saúde.

Por conta disso, o Dia Mundial da Menopausa foi criado, para incentivar as mulheres a conversarem com seus médicos sobre o assunto e procurar juntos os melhores tratamentos, que envolvem reposição hormonal feminina e laser íntimo no caso de ressecamento vaginal, por exemplo.

Informação é Poder e Saúde nessa fase da vida:

  • Dado que as mulheres no Brasil têm uma expectativa de vida de 80 anos, estima-se que as mulheres terão que conviver com alguns desses sintomas por cerca de 1/3 de suas vidas, segundo o IBGE. Podendo chegar a 1/2 nas mulheres que tem menopausa precoce.
  • 80% a 90% das mulheres experimentam um ou mais sintomas da menopausa.
  • Pesquisas mostram que 54% das mulheres se sentem prejudicadas no trabalho, interferindo na carreira.
  • Comer alimentos ricos em fitoestrogênios traz benefícios à saúde, especialmente durante a menopausa.
  • libido é multifatorial. Além de hormônios em declínio, relacionamentos (desrespeito, falta de empatia, desconfiança, controle…), trabalhos estressantes, problemas financeiros, autoimagem distorcida, falta de comunicação são alguns dos problemas que podem afetar a saúde sexual nessa fase da vida.

Fases do climatério: perimenopausa, menopausa e pós menopausa

A passagem da fase reprodutiva da mulher até o período de pós menopausa pode ser marcada por diversos sinais e sintomas diferentes. Isso porque nesses períodos acontecem oscilações hormonais e redução da função dos ovários, por exemplo, que não apenas alteram o ciclo menstrual, mas envolve outros sintomas emocionais, físicos e psíquicos.

menopausa é o período que acontece, em média, nos 45 a 55 anos da mulher. O diagnóstico é feito quando a mulher passa um ano inteiro sem menstruar.

Antes desse período acontece a perimenopausa, que é um período de transição, que acontece cerca de 8 anos antes da mulher chegar à menopausa. A pós menopausa acontece no período de 10 a 5 anos depois da última menstruação da mulher.

Mesmo que essas classificações existam, é essencial que as mulheres estejam atentas aos sinais de transição, que podem acabar sendo confundidos com outros tipos de doenças. Estima-se que pouco mais de 10% das mulheres conseguem reconhecer esses sinais.

Menopausa precoce

A menopausa precoce acontece quando os ovários já não cumprem suas funções, e é caracterizado como precoce antes dos 40 anos.

Existem diversas causas para a menopausa precoce, e muitas mulheres que são afetadas precisam fazer tratamentos de reposição hormonal feminina orientadas por um especialista, ou mesmo acompanhamento com ginecologista e nutricionista especializados ou mesmo terapias de energia como EmSella ou as não hormonias como o Laser íntimo.

Menopausa tardia

Já a menopausa tardia é caracterizada quando a mulher continua menstruando e ovulando mesmo depois dos 55 anos, e com isso, continua tendo período fértil. Essa característica está associada também a um risco aumentado de câncer no endométrio, nos ovários e na mama.

Menopausa SUS

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) deu um passo importante para a saúde feminina com a aprovação de um projeto de lei que assegura tratamento para o climatério e a menopausa através do Sistema Único de Saúde (SUS). A PL 3.933/2023 estabelece não apenas um tratamento integral às brasileiras nesta fase de transição, que normalmente começa aos 40 anos e pode ir até os 65, mas também cria a Semana Nacional de Conscientização para Mulheres na Menopausa ou em Climatério.

O projeto detalha uma abordagem abrangente, incluindo a oferta de medicamentos hormonais e não hormonais, realização de exames diagnósticos, treinamento para médicos e suporte psicológico e multidisciplinar. Destaca-se a importância de um cuidado que considere todas as necessidades das mulheres nesta fase, promovendo o acesso a diferentes formas de terapia hormonal, atualmente restritas no sistema público de saúde. Com a proposta agora encaminhada para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para a decisão final, espera-se um impacto significativo na qualidade do atendimento à saúde das mulheres brasileiras enfrentando a menopausa ou o climatério.

Obrigada!

Dra Fernanda Torras :: médica especializada em Saúde da Mulher 40+

A doutora Fernanda Torras é referência em Ginecologia Estética e Saúde da Mulher na Menopausa e Climatério.Atendimento com os tratamentos mais modernos e atualizados na clínica no bairro Campo Belo em São Paulo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Tenha o cuidado que você merece!​Agende sua consulta e inicie seu tratamento! CLIQUE AQUI

2 respostas

  1. Oi! Ao acessar o site de vocês percebi algumas falhas que deixam a navegação dele bem lenta. Aqui é um bom lugar para enviar elas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *