Ninfoplastia mitos
Tudo o que você precisa saber antes da ninfoplastia

Mitos da Ninfoplastia

6 Mitos Sobre a Ninfoplastia Desvendados

A ninfoplastia é um dos procedimentos estéticos íntimos mais procurados pelas mulheres, mas pode ser que você tenha algumas dúvidas sobre o procedimento.

Infelizmente, existem muitos mitos sobre a cirurgia íntima feminina que podem deixá-la confusa e insegura. É por isso que estamos aqui para desmistificar os 5 mitos mais comuns sobre a ninfoplastia e fornecer informações sólidas para ajudá-la a tomar uma decisão informada sobre o procedimento.

“É essencial que as mulheres tenham informações corretas antes de decidirem por um procedimento tão íntimo. Muitas vezes, os mitos só servem para criar barreiras entre as pacientes e um tratamento que pode mudar suas vidas” – Dra. Fernanda Torras

O que é a ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica íntima que tem como objetivo modificar ou corrigir alterações estética ou funcional dos pequenos lábios vaginais (lábios internos), grandes lábios (lábios externos) e do capuz do clitóris. Esse procedimento também pode ser conhecido como labioplastia.

A região íntima pode apresentar alterações de tamanho, forma ou assimetria, causando constrangimento, dor ou desconforto durante atividades físicas ou sexuais. A ninfoplastia é uma técnica cirúrgica que pode reduzir, remodelar ou corrigir essas alterações, proporcionando maior conforto, autoestima e qualidade de vida para as mulheres.

No entanto, é importante lembrar que a decisão de fazer a cirurgia deve ser cuidadosamente avaliada pela médica e pela própria paciente, considerando os riscos, benefícios e expectativas do procedimento.

Vamos aos mitos mais comuns sobre esse procedimento!

Mitos Ninfoplastia​​

Mito 1

Ninfoplastia É Puramente Por Razões Estéticas

Um dos principais mitos é que muitas pessoas entendem e reduzem a ninfoplastia
apenas como uma simples cirurgia estética. Essa visão não só é errada como também limita a compreensão da complexidade e dos benefícios que o procedimento pode oferecer

Embora seja verdade que o procedimento pode melhorar a aparência da região íntima e dos lábios vaginais, seus benefícios se estendem para aspectos funcionais e de saúde, com um impacto significativo na qualidade de vida da mulher.

Entre os principais benefícios está a melhora da autoestima. Muitas mulheres sofrem com insegurança em relação à aparência de suas partes íntimas e, por isso, evitam situações que exigem exposição, como atividades esportivas, praias e piscinas. Com a ninfoplastia, essas mulheres podem se sentir mais confiantes e confortáveis em seu próprio corpo.

Além disso, a ninfoplastia pode ajudar a melhorar a higiene íntima. Mulheres que apresentam hipertrofia dos lábios vaginais podem ter dificuldades para higienizar a região adequadamente, o que pode resultar em infecções recorrentes.

Outro ponto é que o excesso de tecido pode causar desconforto e dor durante a relação sexual, interferindo na vida sexual das mulheres e na diminuição da libido. Com a ninfoplastia, é possível corrigir esses problemas e melhorar a saúde íntima e os relacionamentos.

Mulheres que possuem lábios vaginais grandes ou assimétricos sofrem com desconforto ou dor nos lábios vaginais e podem ter dificuldades para praticar atividades físicas, como andar de bicicleta, correr ou fazer musculação, o que pode afetar sua saúde e bem-estar. Com a correção desses problemas por meio da ninfoplastia, as mulheres podem voltar a desfrutar plenamente de suas atividades diárias e ter uma vida mais ativa e saudável.

Algumas mulheres nascem com lábios vaginais grandes e, em outros casos, esse é um resultado de gravidez, envelhecimento ou mudanças hormonais. Em todos os casos, a ninfoplastia pode ser simplesmente uma escolha pessoal e íntima que oferece uma solução segura e eficaz.

Os motivos médicos pelos quais as mulheres optam pela ninfoplastia não são amplamente discutidos. É importante que as mulheres saibam que a ninfoplastia pode ser uma opção para tratamento de problemas físicos e emocionais, e não apenas uma escolha como estética íntima feminina.

Mito 2

A Recuperação da Ninfoplastia é Longa e Dolorosa

Aqui o mito se refere como a recuperação da ninfoplastia como longa e dolorosa. Na realidade, o procedimento é simples e a recuperação é rápida e relativamente indolor.

Graças ao uso de tecnologia de ponta, como o LASER, a recuperação pós-operatória e cicatrização é geralmente muito mais rápida e com mínimo desconforto para a paciente.

A maioria das mulheres volta ao trabalho em torno de 3 a 7 dias após a cirurgia, dependendo da natureza de suas atividades. Embora algumas mulheres possam experimentar algum desconforto ou inchaço leves após a cirurgia, isso geralmente é tratável com medicação receitada pela médica. Além disso, o uso de compressas frias pode ajudar bastante a reduzir o inchaço e a acelerar o processo de recuperação.

É importante notar que cada mulher é única e a recuperação pode variar um pouco de pessoa para pessoa. No entanto, em geral, a ninfoplastia é um procedimento de baixo impacto que tem uma recuperação relativamente fácil em comparação com outras cirurgias mais invasivas.

Mito 3

Ninfoplastia É um Procedimento Arriscado

O terceiro mito é para aquelas que estão considerando a ninfoplastia, e tem algumas preocupações sobre a segurança do procedimento. No entanto, é importante entender que a ninfoplastia é um procedimento seguro quando realizada por médicos experientes e qualificados. Esse procedimento é muito consagrado e realizado, sendo o Brasil o país que mais faz este tipo de cirurgia no mundo, com uma média de 20 mil operações ao ano.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos associados à ninfoplastia, mas esses riscos são mínimos e podem ser gerenciados com cuidado desde a primeira consulta de avaliação, exames pré-operatórios, cuidados pré e pós procedimento, assim como o procedimento ser realizado por um especialista e boa infraestrutura. Os riscos mais comuns incluem infecção, sangramento excessivo e cicatrização inadequada.

No entanto, sua médica tomará todas as precauções necessárias para minimizar esses riscos, incluindo escolher a técnica certa para o seu caso específico e usar o material e a anestesia apropriada para você. Além disso, ela lhe dará instruções claras sobre como cuidar da área afetada após a cirurgia, sobre recuperação e repouso e o que fazer em caso de complicações.

Na maioria dos casos, a ninfoplastia é um procedimento seguro e eficaz que pode trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar das mulheres. Se você tem dúvidas ou preocupações sobre a segurança da ninfoplastia, converse com sua médica para obter respostas claras e informações transparentes.

Mito 4

A Ninfoplastia Afeta a Sensibilidade Sexual

Muitas mulheres têm preocupações sobre como a ninfoplastia poderá afetar a sensibilidade sexual, contudo, saiba que esse é um mito comum e que não há motivos para se preocupar.

Embora a cirurgia possa envolver a remoção do excesso de tecido no capuz do clitóris, a qual é a parte da anatomia feminina que cobre o clitóris, há estudos científicos que comprovam que o procedimento não afeta de maneira negativa a sensibilidade sexual.

Portanto, a ninfoplastia é considerada segura em relação à sensibilidade e não interfere na sua capacidade de experimentar prazer sexual. O objetivo é exatamente aposto, melhorar o conforto, aumentando consequentemente a libido e o prazer.

Mito 5

Ninfoplastia É um Procedimento Caro e Inacessível

Outro mito comum sobre a ninfoplastia é que ela é uma cirurgia cara e inacessível para a maioria das pessoas. No entanto, isso não é totalmente verdade. Embora o custo exato do procedimento possa variar dependendo da clínica escolhida e da localização geográfica, a ninfoplastia entre os muitos procedimentos íntimos pode ser um dos mais acessíveis para as mulheres. Principalmente pelo grau de dificuldade do procedimento.

O que muitas pessoas não sabem é que a ninfoplastia pode ser um procedimento ambulatorial, ou seja, a cirurgia pode ser realizada em consultório (sem hospital e despesas hospitalares adicionais como anestesista e internação).

É bem comum as clínicas oferecerem opções de parcelamentos ou opções de financiamento para tornar o procedimento mais viável financeiramente. Além disso, é importante considerar que a ninfoplastia pode ser muito benéfica para a saúde e o bem-estar, o que pode justificar o valor investido em você.

Mito 6

Ninfoplastia é um Procedimento Padronizado

A verdade é que cada procedimento é personalizado para atender às necessidades e expectativas de cada paciente. Não existe padrão de vulva, e o mesmo vale para os resultados.

Logo, é individualizado cada ninfoplastia para obter os melhores resultados conforme os desejos e possibilidades físicas de cada mulher.

Obrigada!

Dra Fernanda Torras :: médica especializada em Ninfoplastia

A doutora Fernanda Torras é referência em Ginecologia Estética e Saúde da Mulher na Menopausa.

Atendimento com os tratamentos mais modernos e atualizados na clínica no bairro Campo Belo em São Paulo.

Tag Post :

Compartilhe