DIU
Eficácia superior a 99% Custo X Benefício Não precisa lembrar todo dia Não aumenta os riscos de trombose Não causa infertilidade Redução do fluxo menstrual* Opção para o pós-parto e amamentação Longo prazo
Libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando algumas alterações no endométrio e processo inflamatório local, incompatíveis com sobrevida dos espermatozoides e implantação para gestação. Possui boa eficácia quando bem posicionado no útero, e o efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual.
Tem como mecanismo a liberação intrauterina de progesterona, que provoca alteração do muco cervical, alteração da motilidade das tubas uterinas e alteração do endométrio, tecido de dentro do útero. Estes mecanismo somam eficácia na contracepção e taxa de sucesso semelhante a laqueadura.
O novo DIU hormonal “Mini”, os efeitos colaterais serão reduzidos, os benefícios mantidos e eficácia de até 5 anos. Podemos usar também em úteros menores, assim como o processo de inserção mais confortável para a mulher, devido ao seu tamanho.
É muito importante usar DIU em combinação com preservativo. Isso ocorre porque ele não previne de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, atuando apenas como método contraceptivo.
Procedimento rápido, pode ser realizado no consultório e deve ser executado por uma ginecologista. Entretanto, na consulta prévia se identificado uma dor intensa ou houver qualquer obstrução ao trajeto do DIU, o processo pode ser realizado em um centro cirúrgico, contando com o apoio de sedação.