Menopausa

Dra Fernanda Torras |  2022

O que é menopausa?

Menopausa é a data da última menstruação espontânea e é confirmada quando fica por 12 meses sem sangramento.

climatério

É muito comum confundir menopausa com climatério. O climatério é o período de transição da mulher do período reprodutivo para o não-reprodutivo. Abrange as fases da perimenopausa, menopausa e  pós-menopausa.

Menopausa precoce

Na menopausa precoce, ou seja, a ausência de menstruação por 12 meses, é antes da mulher completar 40 anos

Sintomas da menopausa

Cada mulher poderá vivenciar experiências e intensidades diferentes de cada sintoma ou a soma de alguns.

A falta do desejo sexual é multifatorial, desde o desequilíbrio hormonal da testosterona, oscilação de humor até a qualidade do sono podem afetar a libido feminina.

LIBIDO e a falta do desejo sexual

A diminuição do estrogênio na menopausa causa dor no sexo,  ressecamento vaginal, falta de lubrificação, coceira, atrofia vaginal, infecções urinárias e corrimentos. Todos queixas da Síndrome Urogenital Menopausa (SGUM).

Síndrome Urogenital da Menopausa

Mais sintomas: -Irregularidade menstrual e TPM mais intensa -Fogachos, calores noturnos e insônia -Depressão, ansiedade e oscilação de humor -Perda de memória, foco e concentração -Afinação da pele, rarefação dos cabelos e unhas quebradiças -Alterações no metabolismo e ganho de peso -Sarcopenia (perda da massa magra) -Lipossubstituição das mamas -Osteopenia, dores nas articulações, artrite e artrose -Dor nos nervos e fibromialgia

Tratamentos da menopausa

Os tratamento devem ser individualizados de acordo com os sintomas, características e desejos de cada mulher para uma melhor qualidade de vida.

Laser de CO² vaginal

O laser íntimo é um tratamento Regenerativo, Estético e Funcional. O laser vaginal é uma opção não cirúrgica para estimular a produção de novas fibras de colágeno, proporcionando mais hidratação, tônus e vascularização da mucosa vaginal e assoalho pélvico e excelente para a manutenção do prazer sexual feminino.

Terapia de Reposição Hormonal Feminina

Melhora das funções que estariam deficitárias por causa das alterações hormonais. A reposição pode ser feita de diferentes maneiras: oral (comprimidos), transdérmico (adesivo ou gel) e implantes ("chips" absorvíveis e implante não absorvível)

-Estilo de vida -Manter peso adequado -Alimentação saudável, rica em frutas e legumes -Combate ao tabagismo e etilismo -Atividade física regular Toda mulher nesta fase da vida deve buscar um bom acompanhamento, orientação e tratamento médico especializado.

Outras indicações

ginecologista e Mastologista

Dra Fernanda torras

Referência em Menopausa, laser íntimo e  reposição hormonal  em São Paulo.