Nutricionista

nutricionista gestante

Como uma Nutricionista pode te ajudar?

Uma nutricionista é uma cientista da nutrição. Uma profissional da saúde que usa métodos científicos e baseados em dados para auxiliar as pacientes. Por meio de educação e orientação sobre hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis visam melhorar sua saúde. Isso pode incluir planos alimentares, monitoramento do progresso, apoio e motivação, instruções de culinária e educação sobre os princípios básicos de nutrição.

Podemos auxiliar você em áreas como:

  • Nutrição para Tentantes (pré-concepção)
  • Nutrição Gestacional
  • Perda de peso
  • Nutrição Esportiva

Nutricionista para Tentante

Nutrição ajuda na fertilidade e beneficia a gravidez

Nutricionista Gestacional

Especialista em alimentação e suplementação para gestantes

Nutricionista Emagrecimento

planos alimentares para perder peso de forma saudável

Agende sua consulta para juntas elaborarmos um plano nutricional  que melhor se adapte ao seu perfil e objetivos.

Dra. Verônica Euclydes

  • Pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP
  • PhD pela Faculdade de Medicina da USP
  • Doutorado na Johns Hopkins University
  • Mestre em Nutrição Humana pela USP
  • Especialista em Nutrição Clínica na Infância
  • CRN 29039
dra veronica euclydes nutricionista sp

Nutricionista para Tentante

O papel do nutricionista no preparo da Tentante

A gestação deve ser um evento planejado na saúde da mulher. Já há algumas décadas reconhecemos o papel do estado nutricional durante a gestação no desenvolvimento fetal. Contudo, uma série de evidências sugerem que o estado pré-concepção (antes do período da gestação) tem associação com o desenvolvimento dessa criança, com impacto no neurodesenvolvimento e doenças crônicas em fases posteriores da vida.

Vale ressaltar que, desde as primeiras semanas gestacionais começa a ocorrer diferenciação do sistema nervoso central, e todo esse processo precisa de uma maquinaria funcionante em seu estado ótimo. É nosso papel garantir um bom estado nutricional. E, nesse sentido, o bom estado nutricional não envolve apenas IMC ou adiposidade, mas também a oferta de micronutrientes fundamentais para o desenvolvimento do bebê ainda na barriga da mãe.

Na consulta de programação da gestação, avaliamos o estado nutricional por intermédio de exames clínicos e bioquímicos (pedido de exame de sangue) para definirmos um plano alimentar e suplementação personalizada. Além disso, o plano alimentar é estruturado junto com o paciente, para que seja factível e desenvolva autonomia e senso crítico dessas mulheres diante das alternativas de alimentos. A proposta é que seja leve e duradouro.

Destaco que, no período pré-concepção, a saúde paterna também interfere no desenvolvimento do bebê e esse futuro pai deve, junto com a tentante, se preparar fisiologicamente.  Esse preparo envolve mudanças positivas na alimentação se forem necessárias. Atualmente, temos uma série de estudos mostrando a relação da saúde do pai e a saúde da criança, que é passada via mecanismos moleculares no espermatozoide.

Nutricionista Gestante

O papel do nutricionista na Gestação

A gestação é um período de grande oportunidade para estabelecer estratégias nutricionais. Essa oportunidade vem justamente da vulnerabilidade do desenvolvimento intrauterino. A fase da vida fetal representa a fase de maior taxa de velocidade de crescimento humana, o sistema nervoso central já começa a se diferenciar nas primeiras semanas de vida e vai aumentando complexidade ao longo da gestação.

Dessa forma, fica fácil compreender como as demandas por micronutrientes aumentam de forma significativa nesse período. É consenso científico que as doenças do adulto podem ser programadas ainda na fase de vida fetal. É como se nós tivéssemos uma forma de programar o organismo de acordo com as situações de estresse vivenciadas, incluindo a má qualidade da alimentação. Cada vez fica mais claro que genética de fato não é destino, uma vez que somos capazes de modificar essa programação a partir da epigenética.

Quanto mais cedo as intervenções nutricionais iniciarem durante a gestação, mais benefícios para esse bebê em desenvolvimento. Cada trimestre gestacional apresenta demanda de micronutrientes específicas e, exames laboratoriais trimestrais são parâmetros indispensáveis para investigação metabólica. Acompanho cuidadosamente esse percurso, com planejamento alimentar, orientação nutricional e suplementação personalizada.

Nutricionista Emagrecer

O papel do nutricionista no Emagrecimento

Emagrecer e perder peso são coisas distintas. Podem acontecer concomitantemente ou não. Perder peso é um número na balança. Emagrecer é perder tecido de gordura e, em casos em que existe um excesso de adiposidade, emagrecer de maneira equilibrada e gradual pode representar benefícios metabólicos e maior longevidade.

A avaliação do indivíduo de maneira integral, considerando alimentação, estilo de vida, horas de sono e fatores metabólicos são investigados durante o tratamento. Emagrecer por intermédio de dietas restritivas funciona por intervalos curtos, contudo, uma mudança no padrão alimentar tem se mostrado mais importante em longo prazo.

Fomes ocultas também podem resultar em maior dificuldade de perda de peso, já que desencadeiam desequilíbrios metabólicos. A fome oculta se dá quando existe falta de micronutrientes específicos, mas o paciente apresenta bom peso ou até mesmo sobrepeso e obesidade. A investigação é feita por exames laboratoriais e físicos.

Os planos alimentares são desenvolvidos durante a consulta para garantir maior adesão ao tratamento. As suplementações também são avaliadas de forma individualizada.

Localização da clínica

Av. Vereador José Diniz, 3457 – Campo Belo, São Paulo – SP

3 min do Shopping Ibirapuera
8 min do Shopping Morumbi
10 min do Shopping Vila Olímpia

Valor da consulta particular com Nutricionista

Nutricionista em São Paulo no bairro Campo Belo

Volatr ao topo