O obstetra é um dos principais personagens de toda sua gestação, uma vez que esta especialidade acompanha a evolução de toda gestação e também no puerpério (período pós-parto até que o estado geral da mulher volte às condições anteriores à gravidez).
O profissional de obstetrícia, médico que estuda a reprodução da mulher e acompanha sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos, é especialista em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher no período da gravidez, sendo o responsável pelo pré-natal da gestante. Ele será o responsável por avaliar sua saúde e a do pequeno ainda no útero, a recomendar hábitos de vida saudáveis, pedir exames e acompanhar todos os aspectos da gravidez.
O ginecologista também pode ser obstetra, o que permite que nesses casos o médico que acompanhava a mulher antes da gestação possa também ser o seu médico durante e após a gravidez. Para ser obstetra é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina e especialização (equivalente a pós-graduação), e residência na área de Ginecologia e Obstetrícia