Endocrinologista em São Paulo

Endocrinologia

endocrinologista

Como uma Endocrinologista pode te ajudar?

A Endocrinologia visa o estudo das glândulas e seus hormônios no nosso corpo. O mau funcionamento dos hormônios (para mais ou para menos) pode levar a distúrbios metabólicos, comprometendo a saúde e levando a uma pior qualidade de vida.

Atuamos em doenças como:

  • Obesidade
  • Diabetes Mellitus
  • Distúrbios hormonais durante a gestação
  • Doenças da tireoide
  • Distúrbios dos lipídeos
  • Osteoporose e alterações do metabolismo do cálcio
  • Doenças das glândulas adrenais, hipófise e gônadas

OBESIDADE

atinge um a cada cinco brasileiros

DIABETES MELLITUS

uma das doenças mais problemáticas e temidas

TIREOIDE

hipertireoidismo & hipotireoidismo

GESTAÇÃO E ENDOCRINOLOGIA

acompanhamento para que a mudança dos níveis hormonais seja mais saudável

Agende sua consulta e descubra como melhorar sua qualidade de vida tratando
suas queixas hormonais e metabólicas.

Dra. Viviane Pretti

  • CRM 155.879
  • RQE: 72.366
  • Residência em clínica médica pela Universidade Federal de São Paulo
  • Residência em endocrinologia e metabologia – UNIFESP
  • Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
dra viviane pretti endocrinologista

Obesidade

O excesso de peso está cada vez mais prevalente na população e suas consequências vão desde problemas ortopédicos ao desenvolvimento de doenças metabólicas associadas à obesidade levando ao aumento do risco cardiovascular.

Hoje sabemos do grande componente genético da obesidade e de todas as alterações e adaptações do organismo que tornam a obesidade uma doença crônica que requer acompanhamento médico e equipe multidisciplinar agindo em todas as frentes.

Uma boa avaliação do peso, da composição corporal  e dos distúrbios metabólicos, aliada a modificações do estilo de vida (com ou sem a ajuda de remédios), são pilares do tratamento.

Diabetes

O Diabetes Mellitus, doença ocasionada pela falta de insulina ou a inadequada ação dela no organismo, vem como uma das principais doenças da Endocrinologia ou talvez a mais temida pelos pacientes.

Importante saber que existem vários tipos de diabetes (tipo 1 e tipo 2 são os mais conhecidos) e o tratamento deve ser cada dia mais individualizado, passando pelas modificações do estilo de vida, uso de medicações orais que a cada dia estão mais evoluídas;  até a necessidade de insulina ou uso dos sistemas de infusão contínua de insulina (bombas de insulina).

Doença complexa onde o tratamento individualizado para o paciente e sua rotina são fundamentais, evitando assim as complicações futuras.

Tireoide

Talvez a glândula mais conhecida do corpo humano, a tireoide interfere diretamente em vários sistemas do nosso corpo e pode gerar sintomas variados que vão desde alterações de humor a interferência direta na pressão arterial e frequência cardíaca.

Além dos distúrbios hormonais (Hipotireoidismo/Hipertireoidismo), existe a possibilidade de nódulos na tireoide e até mesmo câncer.

Endocrinologista Gestacional

Momento tão delicado na vida da mulher onde alguns distúrbios podem aparecer pelas alterações hormonais ocasionadas e novas demandas do organismo. O cuidado na gestação começa antes da própria concepção.

Uma avaliação adequada de possíveis alterações metabólicas antes, durante e após a gestação é fundamental tanto para mãe como para o bebê. Adequação e seguimento do peso gestacional, triagem para diabetes gestacional com seguimento adequado e avaliação da tireoide são algumas das situações em que o endocrinologista pode ajudar.

Quando devo procurar um endocrinologista?

O Endocrinologista é o médico que avalia o funcionamento das nossas glândulas e seus hormônios. Alterações hormonais podem causar vários sintomas e levar à doenças. Portanto, o endocrinologista deve ser procurado para avaliação de diabetes, tireoide, obesidade, além de alterações relacionadas ao cálcio, colesterol, menopausa e glândulas como adrenal, hipófise e paratireoide.

Que exames são necessários para um endocrinologista?

O endocrinologista pode pedir exames que permitam a avaliação dos hormônios (quando necessários), e exames que avaliam toda saúde metabólica do paciente como hemograma, colesterol, vitaminas etc.
Algumas vezes exames de imagem também são solicitados para complementar a avaliação.

O que o médico endocrinologista trata?

O Endocrinologista é o médico que avalia o funcionamento das nossas glândulas e seus hormônios. Ele trata alterações como:

  • Diabetes
  • Tireoide
  • Obesidade
  • Distúrbios do colesterol
  • Osteoporose e alterações do cálcio
  • Doenças da hipófise
  • doenças da adrenal
  • Menopausa
Como é a primeira consulta com o endocrinologista?

Na primeira consulta, geralmente é questionado todo histórico do paciente e de sua família (uma vez que várias doenças endocrinológicas tem  componente genético). Avaliamos os hábitos do paciente, rotina e uso de medicações. Passamos por um exame físico geral, principalmente avaliando peso e circunferência abdominal. Interpretamos os exames já existentes para poder complementar se necessário e por fim discutimos as orientações e condutas tomadas.

O que faz um endocrinologista para emagrecer?

O endocrinologista é um dos médicos que devem acompanhar os pacientes que precisam perder peso. Ele acompanha toda parte metabólica do paciente e possíveis doenças já decorrentes da obesidade. Além disso, a prescrição de medicamentos quando necessários, é de competência do endocrinologista bem como o seguimento para ajuste de doses e avaliação dos efeitos colaterais ou contra indicações. Considerando o paciente que já realizou cirurgia bariátrica o seguimento se mantém igualmente importante para avaliação de deficiências vitamínicas e o tratamento adequado delas.

Localização da clínica

Av. Vereador José Diniz, 3457 – Campo Belo, São Paulo – SP

3 min do Shopping Ibirapuera
8 min do Shopping Morumbi
10 min do Shopping Vila Olímpia

Valor da consulta particular com Endocrinologista

Endocrinologista SP – bairro do Campo Belo