Na maioria dos casos, a infecção urinária é causada por bactérias presentes no trato gastrointestinal, que migram para o sistema urinário durante as relações sexuais ou devido à falta ou excesso de higiene pessoal, à contenção de urina por um longo período ou a problemas intestinais.
A prevalência desse quadro infeccioso em mulheres normalmente acontece por causa de questões anatômicas: a uretra feminina é mais curta do que a masculina e fica mais próxima ao ânus, o que facilita a entrada de bactérias do intestino no trato urinário.
Há também outros fatores de risco como diabetes, disfunção hormonal, má formação do aparelho urinário, baixa imunidade e histórico familiar. Além disso, mulheres grávidas ou na menopausa devem redobrar a atenção por conta das alterações naturais do organismo nessas fases, que podem facilitar a proliferação de bactérias.
Os principais sintomas da infecção urinária são ardência ao urinar, vontade frequente e repentina de ir ao banheiro, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urina com sangue e alterações na urina, como coloração escura e odor forte. Em casos mais graves, a doença pode causar dor lombar, febre alta, calafrios e mal-estar.
Algumas pessoas não apresentam sintomas de infecção urinária, sendo definidas como portadoras de bacteriúria assintomática. Para detectar o problema, é preciso observar mudanças nos aspectos característicos da urina, como a cor e o cheiro.